Confiança!
- Sérgio Faria
- 24 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Confiança, uma palavra tão forte e com um significado especial. Perdemos tantas vezes a confiança em algo ou em alguém, depois por vezes é difícil recuperar, é como se fosse uma espada de dois gumes, corta em ambas as direcções.
Com o tempo a passar começamos a perder a confiança em nós próprios e nem reparamos. Há inúmeras fragilidades que fazem com que isso aconteça. Uma crítica, uma falta de atenção, um julgamento, uma voz, entre outras coisas. E porquê? Porque por vezes pensamos demasiado no que nos dizem ou no que fazemos de errado e a nossa auto-estima começa a baixar sem darmos por isso.
Até que chega o momento em que nos maltratamos, em que perdemos a confiança em nós próprios e isso reflecte-se para o mundo exterior. Que começa a perder a confiança em nós próprios. Porque deixamos de saber quem somos.
Andamos tão embrulhados em pensamentos destrutivos, em medos alheios. E pouco a pouco perdemos um poder que é nosso. E se chegarmos ao ponto de procurarmos culpados, então aí perdemos mesmo o nosso poder. A angústia e a frustração é que comandam, pois a confiança desapareceu.
O amor-próprio foi eliminado, andamos ao sabor da maré e vamos para longe do porto de abrigo… Mas quando percebemos que a responsabilidade da nossa vida só cabe a nós, então tudo muda. Começamos a confiar em nós próprios, a procurar-nos mais. A angústia começa a diminuir, o nosso poder a aumentar. A frustração começa a desaparecer e a alegria aumenta.
Começamos a saber para onde queremos ir, o que temos que fazer e tudo acontece por uma razão. E quem sou hoje, é diferente de quem fui ontem e de quem serei amanhã. A vida é uma evolução, nós somos uma evolução quando despertamos. E é neste momento que abraçamos a nossa confiança, uma das nossas maiores aliadas na nossa vida. E o resto que ficou para trás será mudado, será pior? Será melhor? Só o tempo dirá, mas a verdade é que estamos todos em aprendizagem e tudo está certo.
Gratidão a tudo e a todos que me rodeiam. Aos bons e maus momentos. Ao crescimento que faço todos os dias. Gratidão a mim mesmo por poder viver a vida que quero e poder traçar o meu caminho.
Commentaires